Omar de Oliveira Diniz

Patrono - Cadeira: 94

Natural de Ituiutaba, nasceu no dia 27 de novembro de 1911 e faleceu em 11 de julho de 2000 aos 88 anos de idade. Filho de Melquiades Ferreira Diniz e de Dona Prudenciana Alves de Oliveira.

Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro, turma de 1932, casou-se em sua terra natal com Dona Júlia Miguel. Teve dois filhos: Dr Julmar Oliveira Diniz, Engenheiro e Professor, casado com a Professora Mirza Cury. Seus filhos: Regina Eugênia Cury Diniz, Omar de Oliveira Diniz Neto, Dr Jorge Cury Diniz e Mirza Cury Diniz (Mirzinha);

Archibaldo Oliveira Diniz, casado com Marlemes Demétrio. Deus filhos: Archibaldo Oliveira Diniz Júnior, João Paulo Demétrio Diniz e Júlia Demétrio Diniz.

Dr Omar foi advogado no foro local, inspirado orador de voz tonitroante, destacado político de muito prestígio. Foi presidente da Escola de Instrução Militar em 1933. Nomeado pelo Governador Milton Campos, assumiu o governo Municipal como 10º prefeito de Ituiutaba em 21 de abril de 1947, governando até 31 de janeiro de 1948. Foi chefe do antigo PR (Partido Republicano) e elegeu-se Deputado Estadual de Minas Gerais em 1958. Extrovertido e bairrista, participou de todas as iniciativas de progresso de Ituiutaba, convindo destacar, a introdução, em 1935, do cinema falado “Cine Santo Antônio” e a instalação da Rádio Platina em 1946, juntamente com Adelino Moura Guimarães e Hélio Guimarães.