Vânia Aparecida Alves de Moraes Jacob

Patrono - Cadeira: 40

Nasceu em 30 março de 1940 em Ituiutaba, região rural do Barreiro e

faleceu em 16 de maio de 1998.

·         Filha de Manoel Morais (Nequinha Caxeta) e de Zulmira Alves Garcia

·         Casada com Said Jacob Yunes. Tiveram 03 filhos: Said Jacob Yunes Filho, Cláudio Morais Jacob (já falecido) e Juliana Morais Jacob.

·         Formada em Ciências Sociais pela PUC de São Paulo em 1963;

·         Formada também em Direito pela Faculdade de Direito de Franca em 1981;

·         Fez especialização em Sociologia e Política;

·         Teve como atividades profissionais:

1)    

2)   Diretora da Escola Estadual Israel Pinheiro, de 1968 a 1983;

3)   Foi Diretora da faculdade de Engenharia de Ituiutaba, de 1974 a 1978.

4)   Também como atividade acadêmica profissional, foi Diretora da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituiutaba, de 1978 a 1983;

5)   Diretora das Escolas estaduais Anexas de 1º Grau de Ituiutaba, de 1978 a 1983;

6)   Secretária de Educação e Cultura junto à Prefeitura Municipal de Ituiutaba de 1983 a 1988, tendo como algumas de suas contribuições ao Município, junto com o prefeito da época Romel Anísio Jorge:

a) a criação dos CIMES Tancredo de Paula Almeida e Sarah Feres Silveira que foram os primeiros núcleos a atenderem crianças em período escolar de forma integral;

b) Criação dos Cursos Técnicos de Enfermagem e Secretariado na Escola Municipal Machado de Assis;

c) Na zona rural do município, a Regulamentação do Colégio Técnico Agrícola;

d) Teve o reconhecimento do MEC como Planejamento Modelo de Ensino Rural;

e) Na área cultural, criou o Concurso de Contos Luiz Vilela;

f) Reativou o Carnaval de Rua e da banda Mirim;

g) Criação do Festival Ituiutabano de Canção e Festival da Viola.

7)   Também, foi Diretora Pedagógica do Colégio Anglo de Ituiutaba, de 1991 a 1995.

8)   E durante toda sua carreira profissional foi Professora no Colégio São José, Colégio Santa Teresa, Faculdade de Filosofia (FAFI) e na Fundação Educacional de Ituiutaba (FEIT), entre 1970 a 1997.

 

·        Foi eleita vereadora do município de Ituiutaba em 1988, para o mandato de 1989 a 1992.

Senhoras e senhores boa noite!

Gostaria de cumprimentar a todos os presentes hoje, na Loja Maçônica Salim Bittar nº 102 em especial a meu pai, Said Jacob Yunes e a todos os meus familiares aqui presentes.

Não poderia começar minhas poucas palavras, senão para agradecer// agradecer de uma forma especial e carinhosa a cada um de meus irmãos desta Loja pela lembrança na outorga da Comenda Honorífica Salim Bittar para minha mãe, Vania Aparecida Alves de Morais Jacob. Em especial agradeço ao Irmão Antônio Osvaldo, proponente de seu nome para o recebimento desta Comenda.

Vania Aparecida Alves de Morais Jacob, Vania Jacob, Dona Vania, Esposa, mãe, avó, irmã, sogra, professora, diretora, mas principalmente uma amiga que todos que tiveram o privilégio de conviver, sabiam e sabem daquelas suas virtudes.

Soubemos a pouco que a honraria da outorga da Comenda Honorífica Salim Bittar é dada àqueles que se destacaram e que contribuíram de uma maneira significativa para o desenvolvimento de nossa cidade. A educadora Vania Ap. Alves de Morais Jacob, com certeza teve grande contribuição para o desenvolvimento da área da educação em Ituiutaba.

Não há dúvida que qualquer profissão relacionada com a educação é provida de algo sublime, pois exige sempre uma maior dedicação, paciência, vontade e uma doação intensa, pois Ensinar é uma vocação e a Dona Vânia tinha esta vocação.

Sempre apaixonada pela mais nobre das missões que era de ser educadora, com certeza foi um elo entre inúmeros alunos que passaram sob suas mãos e a profissão que escolheram, pois se ela não ensinou diretamente, apresentou o caminho àqueles que perseguiam a trilha em sua vitória pessoal.

Como educadora, sempre esteve em busca do próprio aperfeiçoamento, para melhor servir, pois conforme dizia como mãe, a pessoa deve se edificar sempre sendo exemplo e para que isso se torne realidade deveríamos sempre estar nos aperfeiçoando.

Para encerrar, não poderia deixar passar esta oportunidade e falar de uma maneira especial para os meus filhos Breno, a Fernanda e para meus sobrinhos Henrique e Guilherme, filhos de minha irmã Juliana e do Marcos.

Vocês tem hoje a oportunidade de presenciar uma justa homenagem a avó de vocês. Orgulhem-se sim de uma mulher exponencial e que muito se dedicou ao aperfeiçoamento do futuro de vocês e de muitas outras pessoas como educadora. Mirem-se e espalhem o exemplo de aperfeiçoamento pessoal que ela nos deixou.

Mais uma vez, agradeço a todos os valorosos irmãos e especialmente aos da Loja Maçônica Salim Bittar pela homenagem a minha mãe e educadora Vânia Morais Jacob e a todos que aqui estiveram presentes para prestigiá-la.

Agradeço de uma maneira até mesmo imensurável, em meu nome e em nome de todos da minha família, o nosso muito obrigado.