Manoel Affonso Cancella

Patrono - Cadeira: 35

Português de São Lourenço de Montaria, Diocese de Braga em Portugal (ou Petrulhos) como consta de sua certidão de óbito, com falecimento em 05/12/1966 na cidade de Ituiutaba/MG.

Filho do casal: Domingos Affonso Cancella e de Luiza Pires Lages, veio para o Brasil em 1910 e fixou residência em Ituiutaba/MG.

Ajudou como construtor e mestre de obras, Hilarião Rodrigues Chaves a construir a primeira usina elétrica desta cidade, isto por volta de 1922.

Deixou seu nome registrado nos alicerces de vários prédios comerciais residenciais de Ituiutaba a sua assinatura. Um exemplo, que, resistiu ao tempo é à especulação imobiliária, é o casarão-sede do Instituto de Educação Poliana, na Rua 22 com avs. 7 e 9.

Em 25 de junho de 1924 casou-se com Esther Alves Vilella, filha de Manoel Alves Vilella e de Severiana de Morais Vilella que passou a se chamar Esther Vilella Cancella.

A primeira revenda de veículos Ford tem a marca Manoel Affonso Cancella, fundada em 1929, de estrutura sólida nos dois sentidos, na Rua 20 entre as Av. 15 e 17, com instalações remodeladas nos idos de 1956.

Ombreando com os filhos Gildo, Gilberto e Gilson, mais o genro José Manuel Pinheiro, ele expandiu os negócios. Novas revendas de veículos, incluindo tratores surgiram no mercado automobilístico. O consórcio Nacional Cancela foi consequência desta grande expansão, responsável por divulgar o nome de Ituiutaba em várias cidades brasileiras e entregar veículos em todo país. Os investimentos eram feitos em vários setores inclusive no setor imobiliário, adquiriu fazendas, umas das maiores e mais famosas: a Fazenda Reserva, com mais de 4.000 alqueires. Também o setor das comunicações recebeu atenção do grupo: a Rádio Cancella AM e FM, depois adquiriu a Rádio Platina (Rádio Globo), de longas histórias na radiofonia desta cidade, e a TV Cancella, inaugurada em 1989. Esta emissora de televisão, atualmente com outro nome: TV Vitoriosa, já não pertence mais ao grupo. O grupo nascido com a denominação Manoel A. Cancella, passou a se chamar Cancella S/A.

O empreendedor Manoel seria apenas um imigrante luso a mais; não fosse o ideal, o carisma , a coragem de ousar, investir e fazer, muitas famílias passariam ao largo de tantos empregos diretos e indiretos proporcionado pela empresa.