Petrônio Rodrigues Chaves

Patrono - Cadeira: 28

Nasceu em Campina Verde, antigo Campo Belo do Prata. Em 15 de maio de 1910. Mudou-se com a família para Ituiutaba em 1918. Estudou no Grupo Escolar João Pinheiro a parir do 3º ano primário. De 1922 a 1927 estudou no Ginásio Diocesano dos Irmãos Maristas de Uberaba.

De 1928 a 1933 cursou a Faculdade de Medicina da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro. Ainda fez, no último ano de medicina, o primeiro ano de direito além de cursar O Instituto Católico de Estudos Superiores.

retornou para Ituiutaba em janeiro de 1934, quando abriu seu consultório de pediatria onde trabalharia por 30 asnos consecutivos. Em 1935 casou-se com Aída Martins de Andrade, com quem teve os filhos Pedro Neto Rodrigues Chaves, Alci Andrade Chaves, Petrônio Andrade Chaves, Aloisio Andrade Chaves e Eloisa.

Criou o grêmio literário “Grupo Meia-Dúzia”, em 1934, mantidos nos anos de 35 e 36, editou o “Sertão” e “Cidade de Ituiutaba”, com a cooperação de Waltruídes Teodoro Novais, da vizinha cidade de Prata, onde o jornal era impresso. Sempre colaborou com os jornais “O Diário de Belo Horizonte”, “Folha da Manhã”, de São Paulo, “Lavoura e Comércio”, de Uberaba, “A Semana”, de Barretos/SP, “A Cidade de Prata” e “A Notícia”, divulgando as riquezas é potencialidades de Ituiutaba.

Em 1936 e 1937 manteve uma escola pioneira na alfabetização de adultos, com ensino gratuito pela sua preocupação com analfabetismo, era a “Escola do Laurindo”, em homenagem ao antigo professor primário.

Participou ativamente da vida social, literária e política de Ituiutaba durante 50 anos. Elegeu-se vereador pelo partido Social Democrático (PSD) e presidiu a Câmara de 1950 a 1953, durante as quatro legislaturas consecutivas.

Presidiu a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Ituiutaba (ACIAPI) duas vezes. Representou a cidade em diversos congressos de pecuária e participou da 1ª Conferência Nacional das Classes Produtoras, em Teresópolis, em maio de 1945.

Foi fundador e primeiro presidente do Aeroclube de Ituiutaba (1939), e depois o quinto presidente (1945). Participou da fundação e foi o primeiro presidente do Lions Clube de Ituiutaba, 1960 e 1961.

Fundou o distrito de Chaveslândia, no município de Santa Vitória, e em Ituiutaba o Bairro Satélite Andradina, para homenagear a tradicional família Martins Andrade.

Foi professor de Geografia e História, Higiene e Puericultura no Instituto Marden, do professor Álvaro Brandão de Andrade. Com a professora Divina Camargo Machado, apresentou programas educacionais na Rádio Platina.

Na atividade médica, sempre é como Hipócrates a norteá-lo exercício da profissão, dedicava especial atenção aos carentes numa época que não havia instituto de assistência médica gratuita.

Por problemas de saúde encerrou suas atividades médicas e passou a se dedicar a pecuária, quando realizou proveitoso programa de seleção de gado nelore, introduzindo a inseminação artificial e métodos da zootecnia. Dr. Petrônio Rodrigues Chaves faleceu em 1985.