Fernando Alexandre Vilela de Andrade. Dr

Patrono - Cadeira: 85

Prefeito de Ituiutaba, no início da república brasileira. Dr. Fernando Alexandre Vilela de Andrade, natural do município de Canápolis, nascido a 30 de outubro de 1873, filho de Antônio Alexandre Vilela de Andrade e Rita Hermelinda Vilela de Andrade, foi engenheiro pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro, turma de 1895, e casou-se com Dona Umbelina de Oliveira Carvalho a 16 de junho de 1900. Recém formado, passou a dirigir sua fazenda quando os platinenses foram buscá-lo para formar na chapa do P.R.M. de Vila Platina (hoje Ituiutaba).

As obras efetuadas, presentes nas atas na gestão de Fernando Alexandre, se destacam em todos os setores necessários para o desenvolvimento da Vila Platina como, por exemplo, a instalação da linha telefônica para Uberlândia, acompanhando a rodovia feita pela companhia Mineira Auto Aviação Intermunicipal. Pelos seus feitos no início do século XX, Fernando Alexandre se destaca pela administração em Vila Platina.

A construção do Grupo Escolar Dr. Fernando Alexandre foi motivada pelo cumprimento de uma das metas de pesquisa proposta no plano Trienal da Educação (1963-1965): a expansão do ensino primário. Esse plano representou a síntese do Plano Nacional de Educação de 1962, ambos resultantes de um conjunto de intenções do poder público para contornar ou suprir a carência de escolas para todos, em especial para os menores oriundos da camada popular.

O Grupo Escolar Fernando Alexandre em Ituiutaba, foi instalado em 1967 em sua homenagem, uma parte em prédio próprio, e outra em prédio alugado.  No dia 15 de fevereiro, passou a funcionar unicamente em estabelecimento próprio, em condições precárias.