Camilo Chaves Junior

Patrono - Cadeira: 1

Dr. Camilo Chaves Júnior, filho do Senador Camilo Chaves — patrono da ALAMI — e de Dona Damartina Teixeira Terra, nasceu no dia 20 de junho de 1912, em Ituiutaba, e faleceu em 18 de dezembro de 1965. Bacharel em Direito pela UMG, turma de 1933, e militante no Doro Ituiutabano. Exerceu a Promotoria de Justiça e o cargo de Prefeito Municipal de 1945 e 1946. Construtor da primeira sede do Palmeira Clube; um dos fundadores e Presidente do Ituiutaba Clube. De atuação preponderante na criação do município de Cachoeira Dourada, MG, tendo sido o primeiro Prefeito eleito daquela cidade, de 1964 a dezembro de 1965. Diretor do Departamento de Assistência aos Municípios de Minas Gerais, em 1958. Como político atuando em Ituiutaba, presidiu o PSD por vários anos, em cuja direção, juntamente com Antônio de Souza Martins (Nicota), liderou as campanhas pró-eleição de JK ao governo de Minas e mais tarde de Juscelino Kubitschek à Presidência da República. Foi fazendeiro e proprietário de imóveis na cidade de Ituiutaba, tendo sido, ao lado de Nicota, grande propulsor do desenvolvimento da Vila Platina, primeiro bairro da cidade. E foi presidente da ACIAPI — Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Ituiutaba.

Casou-se em Ituiutaba, aos 29 de setembro de 1940, com a normalista e professora Juraci Furtado Chaves, filha de José Rodrigues Furtado e Zulmira Andrade Furtado, com quem criou três filhos:

Públio Chaves — Acadêmico da ALAMI;

Agnes Chaves — Formada em Letras (Português/Inglês), casada com Léllo de Alcântara Veloso, residente em Curitiba, PR. Seus filhos: Carolina, Luísa e Lécio Chaves Veloso;

Camilo Chaves Neto — Engenheiro Civil, nasceu em 5 de maio de 1949, e faleceu em 1997. Foi Secretário Municipal de Obras em 1997, no governo de seu irmão Públio Chaves. Deixou um filho: Camilo Chaves.