Luis Carlos Silva -LUIS DILLAH

Fundador - Cadeira: 19

LUIS DILLAH nasceu em 06/10/1965 na cidade de Uberlândia/MG, filho de Wagner Cardoso da Silva e Valdete Gonzaga Magalhães da Silva é neto de violeiro, de quem herdou a viola e um gosto musical eclético. Pesquisador e compositor de músicas que exploram os ritmos mais densos da MPB, Dillah ganhou o mundo a muito tempo, desde que resolveu participar de festivais, encontros e outras violadas por aí a fora.

Com os festivais, ele ganhou a experiência necessária para compor o quadro dos “independentes”, conheceu a vanguarda musical do país. No festival do Carrefour por exemplo, o 1º lugar deu a Luis Dillah o seu primeiro disco “Que nem eu”, que tem como diretor musical ninguém menos que Zuza Homem de Melo, primeiro feito em vinil e depois um CD.

Participou do projeto Pixinguinha, como representante do centro-oeste brasileiro e foi para o sul, levando um pedaço de Brasil que poucos conhecem. O som que Luis Dillah faz é moderno, arrojado, mas extremamente popular, regional, misturado e universal.

 Suas composições já foram gravadas por grupos como Falamansa, Swing de Palha, Uakti e Tabinha, Trio Jirimum, dentre outros. Trabalhou ao lado de Pena Branca como intérprete, violonista e contador de causo no show “Semente Caipira”, homônimo do CD, que ganharia o Grammy Latino em 2003.

 Dillah dirigiu, produziu, compôs, arranjou, tocou e cantou no CD “Batom vermelho” do grupo ForróQxote, e que contou com as participações da Banda de Pífanos de Caruaru, Cacau Arcoverde, Oswaldinho do Acordeon entre outros.

 O show “O Poder de Voar”, de Dillah, encerrou a sexta edição do  FEM – Festival Nacional de Música Popular “Vinícius Nucci Cucolicchio”, em 2010, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, em São José do Rio Preto-SP , resultando na gravação do seu primeiro DVD, com o título homônimo ao show.

 Venceu em 2010 a 24ª edição do MUSICANTO SUL-AMERICANO DE NATIVISMO – Festival que acontece em Santa Rosa no Rio Grande do Sul, e que conta com a participação de compositores, músicos e intérpretes de toda a América latina.

 Em 2012 fez turnê de lançamento do primeiro DVD de sua carreira “O Poder de voar”; em Uberlândia-MG no Teatro Rondon Pacheco  e  São José do Rio Preto-SP, no Teatro do SESC Rio Preto.

 Dentre diversos prêmios conquistados nos maiores festivais do Brasil, destaque também para o FENAC – Festival Nacional da Canção tendo conquistado 5 premiações das 6 edições que participou!

Participou de viradas culturais em São José do Rio Preto e em Belo Horizonte-MG.

 Em 2017 Dillah se apresentou no projeto Talento MPB no bar Brahma de São Paulo, a esquina mais famosa do Brasil, em duas ocasiões (já com data de retorno marcada para novembro de 2018), colocando-o em patamar diferenciado no cenário musical nacional.

 Gravou o programa Sr. Brasil, com apresentação de Rolando Boldrin, pela TV Cultura, para todo o país.

 Dillah grava agora seu novo CD autoral “Pro Salto Ser Ainda Maior”, com treze músicas inéditas, que vai contar com parcerias com Murilo Antunes do Clube da esquina, na música “Sozinho no deserto”, Zeca Baleiro na música “Rama” entre outros! Zeca Baleiro participa também cantando a faixa no disco!