( 06/08/1958 - 28/03/2024 )

José Augusto da Silva Neto

Fundador - Cadeira: 66

Nasceu 06 de agosto de 1958, na cidade de Uberaba/MG, filho do pastor Sebastião Pereira da Silva e da professora Conceição Aparecida Silva. Casado com Maria Márcia Ferreira da Silva com a qual tem 2 filhos: Ana Carolina (Carol) e Carlos Eduardo (Cadu), 1 neto e 2 netas. Foi Professor por mais de 38 anos no Conservatório Estadual Dr. José Zóccoli de Andrade em Ituiutaba formando centenas de alunos, onde se aposentou. O músico, maestro e tecladista, multi-instrumentista, teve passagens pelo Conservatório Estadual de Música Dr. José Zóccoli de Andrade, Fundação Cultural de Ituiutaba, Banda Municipal José Castanheira, além de centenas de apresentações em eventos culturais e institucionais em Ituiutaba e além Brasil.

Foi Presbítero na Igreja Presbiteriana de Ituiutaba. Adorava jogar tênis de campo e por várias vezes conquistou troféus e medalhas.

Desde os 6 anos de idade, brilhava por onde passava. Em um desfile de 7 de setembro, deixou o Presidente da República Humberto de Alencar Castelo Branco encantado, quando diante do palanque tocou com seu piston a melodia “Silêncio”. Sempre brilhou nos eventos culturais, sociais, promocionais, pelos quais era requisitado. Ao longo de sua carreira carreira Zé Augusto participou de vários festivais de música, dentre eles o “Festival da Música mardeniense”  do Instituto Mardem em Ituiutaba, do Festival  “GREMI” na cidade de Inhumas/GO. Enfim em todos os eventos do Conservatório  Estadual, bem como nas festividades promovidas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Ituiutaba. Desde tenra idade participou de bandas de música, corais, conjuntos instrumentais das igrejas onde seu pai pastoreou e nunca foi assalariado por isso. São incontáveis suas participações em gravações sem cobrar cachês! José Augusto não é simplesmente um mestre na arte musical, mas, sua principal virtude é ser um mestre de caráter, pessoa boa, simples e um autodidata.

O artista José Augusto também construiu ao longo de sua trajetória um legado de dedicação à música. Apesar de natural de Uberaba, José Augusto é considerado filho de Ituiutaba e recebeu em 29 de abril de 2015 o título de Cidadão Honorário de Ituiutaba.

Na quinta-feira da Paixão, dia 28 de março de 2024, o Zé nos deixou para tocar seus instrumentos musicais em uma nova dimensão eterna. Tocou e cantou inúmeras vezes com seus filhos Carol e Cadu fazendo a alegria de todos nós com sua arte musical.

José Augusto enfrentava problemas renais, passou por tratamento, apresentou complicações e, infelizmente, não resistiu. José Augusto estava hospitalizado no Hospital São José (HSJ).

José Augusto deixa um legado cultural de amor à arte, especialmente na Banda Municipal José Castanheira da Fundação Cultural de Ituiutaba e no Coral Municipal Abrão Calil Neto.