Cleiton Cruz de Oliveira - TON CRUZ

Fundador - Cadeira: 13

Nascido em Ituiutaba no dia 17 de setembro de 1968, Cleiton Cruz Oliveira adotou definitivamente o codinome artístico TON CRUZ, antes apelido, à partir de 1990.  Mas sua veia artística começa no Grupo Escolar Fernando Alexandre, a partir dos nove anos de idade com seus desenhos metódicos, recortes em compensado para comemoração da semana da pátria e pequenos entalhes em madeira.

Iniciou profissionalmente ainda criança, vendendo para amigos e parentes seus quadros entalhados em madeira. Em 82 entrou para a Associação dos Artesãos de Ituiutaba passa a participar das feiras e eventos de artesanato, onde foi conselheiro e posteriormente presidente por dois mandatos. Em 83 já tendo aperfeiçoado sua técnica de entalhe (especialmente de retratação de animais) participa de uma exposição, como convidado, na então famosa e concorrida “Feira da Torre em Brasília” e no saguão do ministério das Telecomunicações. A partir deste momento começa um período de 15 anos itinerantes em exposições de agropecuária vendendo peças prontas e recebendo encomendas de retratação de animais famosos e garanhões bovinos e equinos, participando anualmente em exposições e leiloes em cidades como/: Uberaba, Uberlândia, Goiânia, Ribeirão Preto, 
Governador Valadares, Itumbiara, Ituiutaba, Santa Vitoria e Capinópolis. Em 87 entrou para a AICA-Artes Integradas do Camaru em Uberlândia que mantinha exposição permanente no centro da cidade e um pavilhão exclusivo para exposição anual e eventos no Camaru, onde permaneceu associado ate 1999 e teve participação em algumas coletivas. Em 98 participou de uma coletiva em Itumbiara no Atelier da Marchand Stela Maris. À partir de 95 já estreia os trabalhos em concreto e pedra-sabão em estilos e técnicas variados. Teve participação em algumas coletivas pela fundação cultural, banco do Brasil e CEF e uma exposição solo na Caixa Econômica Federal de Ituiutaba. No final de 1999 após desenvolver um trabalho ao Clube do Professorado Paulista CPP-Rubineia, é convidado a desenvolver o Portal Temático “Monumento Eco turístico de Rubinéia”, para onde acha conveniente se mudar. À partir de então cambia sua arte incluindo obras de maior porte: monumentos portais e obras temáticas, acrescentando ao seu metier técnicas de fibra de vidro, Bronze e Aço. Também experimentou técnicas em concreto celular, cerâmica e reciclagem de artefatos de metal.

O escultor Ton Cruz, hoje radicado no Noroeste Paulista, possui obras em varias cidades da região e outros estados, em ferro, bronze, concreto e argamassa e fibra de vidro em estilo figurativo, permeando entre o realismo, contemporâneo e abstrato.