Abnader Oliveira Domingues

1º Sucessor - Cadeira: 7

Natural de Ituiutaba/MG. Nascido em 03 de dezembro de 1977, Abnader Domingues, é bacharel em música (piano) pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia), e pós graduado em Educação Musical e Ensino de Artes pela UCAM (Universidade Cândido Mendes), no Rio de Janeiro. Sua formação inclui, ainda, vários cursos de aperfeiçoamento com renomados nomes da performance pianística do Brasil e exterior.

 

É professor das classes de piano, percepção e estruturação musical do Conservatório Estadual de Música ‘Dr. José Zóccoli de Andrade’, onde também coordena o Concurso

 

Nacional de Piano ‘Prof. Abrão Calil Neto’, evento com extensa trajetória, e que se fixou como um dos principais do gênero no país, através do qual seu trabalho de pesquisa, difusão e fomento da composição erudita nacional tem merecido valioso destaque.

 

Suas gravações tem contribuído para registros de obras inéditas da literatura musical e pianística contemporânea brasileira. Gravou a trilha-réquiem “Soidade”, para piano e vozes femininas, do compositor Antonio Celso Ribeiro. A peça para piano solo “Ma fin est mon commencement”, e a suíte “3 undesirable feelings”, do mesmo autor, foi escrita em sua homenagem e considerando seus valores interpretativos. Em 2018, fez estréia mundial de “O Degredo de Cosme Fernandes Pessoal Bacharel Mestre de Cananéia”, ao lado do UDI Cello Ensemble.

 

Gravou ainda, uma série de 3 pequenas peças brasileiras para a produção do documentário MicroDoc Brasil, dirigido pelo cineasta francês Mathieu Duvignaud.

 

Em 2006, foi convidado para atuar ao lado da prestigiada bailarina mineira Lina Lapertosa (Palácio das Artes/BH), numa apresentação de Piano e Dança, intitulada “Entrededos”.

 

Em 2010, seu trabalho de produção musical “Mozart-Mendes alá Remix”, foi apresentado no ‘Congresso Internacional de educação Musical’, em Pequim , China. No ano seguinte, na ‘l Conferência Regional Panamericana de la Sociedad Internacional para la Educacion Musical’, em Tabasco, no México. Na mesma conferência, foi apresentado seu artigo “Concurso de Piano: Uma prática em performance”, em parceria com a pesquisadora Prof. Dra. Denise Martins.

 

O artigo “Práticas sociais em música: concurso de piano como estratégia de divulgação e fomento da música brasileira contemporânea para piano solo e piano à 4 mãos” foi selecionado para o XXVII Congresso da ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Música), realizado na UNICAMP, Campinas/SP, e também para o 3º Encontro Nacional de Piano, promovido pela Escola de Música da UFG, Goiânia/GO.

 

Da ALAMI (Academia de Letras, Artes e Música de Ituiutaba), recebeu o título “Mérito Cultural em Música “Professora Guaraciaba Sílvia Campos” (2015), em reconhecimento aos relevantes serviços artísticos. Entrevistado por Celso Machado, gravou para o programa “Simplesmente Minas”, importante projeto incentivado pela Lei Estadual de Incentivo a Cultura, que evidencia valores culturais e artísticos do Estado de Minas Gerais.